Quais cuidados devo ter ao usar o Elidel?
É preciso cuidado especial nos seguintes casos:
- Se você tiver qualquer infecção na pele;
- Se você tiver uma doença de pele conhecida como síndrome de Netherton ou eritrodermia generalizada (avermelhamento inflamatório de toda a pele) - seu médico o informará se você tiver esta doença;
- Se você tiver sido informado que tem um sistema imune enfraquecido.
Informe seu médico se alguma dessas situações se aplica a você antes de usar Elidel®:
- Se seus gânglios incharem durante o tratamento com Elidel®, informe seu médico.
Não utilize Elidel® continuamente por um longo período de tempo, pois a segurança do uso deste medicamento por um longo período de tempo não é conhecida.
Em casos raros, pacientes tiveram câncer (por ex. câncer de pele ou linfoma) durante o tratamento com inibidores de calcineurina tópicos, incluindo Elidel®. Entretanto, a relação causal com o uso desses inibidores não foi demonstrada. Pacientes com dermatite atópica tratados com Elidel® não apresentaram níveis significativos sistêmicos de pimecrolimo e não demonstraram risco aumentado de câncer, como linfoma ou câncer de pele, associado ao uso tópico de pimecrolimo.
Não aplique Elidel® em áreas com lesões de pele potencialmente malignas ou pré-malignas.
Consulte seu médico em caso de dúvidas.
Não aplique o creme em áreas da pele afetadas por infecção viral ativa, tal como herpes. Caso sua pele seja infectada, consulte seu médico. A infecção deve ser previamente tratada.
Evite a exposição da pele à luz solar natural ou artificial, inclusive lâmpadas, câmaras de bronzeamento ou terapia com ultravioleta. Se você passar muito tempo nas ruas após aplicar Elidel®, utilize filtro solar e roupas que protejam a pele do sol. Limite a exposição ao sol durante o tratamento com Elidel® mesmo quando o creme não estiver na sua pele.
Adicionalmente, pergunte ao seu médico sobre outros métodos apropriados para se proteger do sol.
Elidel® é indicado somente para uso externo. Não o utilize dentro do seu nariz, olhos ou boca. Se for aplicado acidentalmente nestas áreas remova o creme completamente e lave bem com água limpa. Você deve ter cuidado para não engolir ou transferir acidentalmente para sua boca, por exemplo, quando aplicar o creme nas mãos.
Elidel® contém alguns ingredientes (ex.: álcool cetílico, propilenoglicol, álcool estearílico) que podem causar reações ou irritações locais na pele. O uso de Elidel® pode causar reações leves e temporárias no local de aplicação, tais como sensação de calor ou queimação ou irritações da pele, como coceira e vermelhidão. Se tais sintomas forem graves, fale com seu médico.
Por conter álcool em sua formulação, Elidel® pode causar irritações nas feridas.
Gravidez e lactação
Informe seu médico se você está ou pensa que está grávida ou se está amamentando antes de iniciar o tratamento com Elidel®. Avise seu médico se você engravidar durante o tratamento com Elidel®.
Não aplique Elidel® sobre os seios enquanto estiver amamentando.
Não se sabe se a substância ativa de Elidel® passa para o leite após sua aplicação na pele.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos ou de operar máquinas
Elidel® não possui nenhum efeito conhecido na habilidade de dirigir ou de operar máquinas.
Pacientes idosos
Dermatite atópica (eczema) é raramente observada em pacientes com 65 anos de idade ou mais.
Não há dados suficientes para saber se estes pacientes respondem de forma diferente dos pacientes mais jovens.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)