Quais cuidados devo ter ao usar o Dyfucert?
Fumarato de dimetila pode afetar a sua contagem de glóbulos brancos, seus rins e fígado. Antes de iniciar o tratamento com Dyfucert®, seu médico solicitará exames de sangue para contagem do número de glóbulos brancos e verificará se os seus rins e fígado estão funcionando adequadamente. Seu médico solicitará estes exames periodicamente durante o tratamento. Se o seu número de glóbulos brancos diminuir durante o tratamento, o seu médico poderá considerar medidas análiticas adicionais ou a interrupção do tratamento com Dyfucert®.
Converse com seu médico antes de tomar Dyfucert®, se você apresentar:
- Doença renal grave;
- Doença hepática grave;
- Uma doença do estômago ou intestino;
- Uma infecção grave (por exemplo, pneumonia);
- Uma hipersensibilidade (alergia) conhecida a ésteres do ácido fumárico.
Infecção por herpes zoster (cobreiro) pode ocorrer durante o tratamento com Dyfucert®. Em alguns casos ocorreram complicações sérias. Você deve informar o seu médico imediatamente se você suspeitar de qualquer sintomas de cobreiro.
Se você notar que seus sintomas de EM estão piorando (por exemplo: fraqueza e alterações na visão) ou se você observar algum sintoma novo, fale com o seu médico imediatamente porque estes podem ser sintomas de uma infecção cerebral rara chamada Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva (LMP). LMP é uma condição séria, que pode levar a incapacidade grave e até à morte.
Uso por crianças e adolescentes
As advertências e precauções listadas acima também se aplicam a crianças. Fumarato de dimetila pode ser utilizado em crianças e adolescentes com idade de 13 anos ou mais. Nenhum dado está disponível para crianças com idade abaixo de 10 anos.
Gravidez e amamentação
e você estiver grávida, amamentando, possivelmente grávida ou planejando uma gravidez, procure orientação de seu médico antes de utilizar este medicamento.
Gravidez
Os dados sobre a utilização de fumarato de dimetila em mulheres grávidas são limitados. Não utilize Dyfucert® se estiver grávida a menos que tenha conversado com seu médico e esse medicamento seja claramente necessário para você.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Amamentação
Desconhece-se se os ingredientes de Dyfucert® passam para o leite materno. Dyfucert® não deve ser utilizado durante a amamentação. Seu médico irá ajudá-la a decidir se você deve interromper a amamentação ou interromper o tratamento com Dyfucert®. Isto envolve a avaliação entre o benefício de amamentar seu filho e o benefício do seu tratamento.
O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamentodo seu médico ou cirurgião-dentista.
Habilidade de dirigir e utilizar máquinas
O efeito de Dyfucert® na habilidade de dirigir e utilizar máquinas não é conhecido. Seu médico irá informá-lo se sua doença lhe permite dirigir veículos e utilizar máquinas com segurança.
Atenção: Contém os corantes dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo e azul brilhante que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)