Como o DTN-Fol age no organismo?
Resultados de eficácia
Estudos mostraram redução significativa de problemas no tubo neural, trato urinário e cardíacos com suplementação pré-gestacional. A Academia Americana de Pediatria recomenda 400 mcg diários de ácido fólico para todas as mulheres que podem engravidar, reduzindo em mais de 50% problemas no tubo neural. Estudo na China com 247.831 mulheres mostrou redução de 41-80% nesses problemas com suplementação.
Recomendação FEBRASGO (2012)
Mulheres que planejam engravidar ou em idade fértil sem anticoncepcional devem tomar 400 μg de ácido fólico diariamente, começando pelo menos 30 dias antes da gravidez e continuando até o terceiro mês de gestação.
Características Farmacológicas
Ácido fólico
Como age
Essencial para produção de DNA e células sanguíneas. Sua falta causa anemia. Para prevenir problemas no tubo neural: 400 mcg/dia desde 1 mês antes da gravidez até o terceiro mês.
No organismo
Transformado em substâncias ativas que participam de processos metabólicos importantes. Absorvido no intestino delgado, com pico em 60-90 minutos. Metabolizado no fígado e eliminado pelos rins.
Vitamina E
Como age
Antioxidante que protege as células. Dose diária recomendada: 15 mg (homens) e 10 mg (mulheres).
No organismo
Absorção varia conforme idade e gordura na dieta. Armazenada principalmente na gordura corporal. Pouco atravessa a placenta. Metabolizada no fígado (70-80%) e eliminada pela bile. Segura na amamentação.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)