Como Dorless age no organismo?
Resultados do remédio
Estudos realizados
Dorless demonstrou eficácia no alívio de dores pós-operatórias e após extrações dentárias.
Em estudos comparativos, 100mg de Dorless foram mais eficazes que 60mg de codeína, porém menos que combinações com ácido acetilsalicílico.
Em tratamentos prolongados (até 3 meses), doses médias de 250mg/dia mostraram eficácia comparável a combinações comuns de analgésicos.
Como o remédio funciona
Mecanismo de ação
Dorless age nos receptores de dor do sistema nervoso e também aumenta a disponibilidade de serotonina e noradrenalina, substâncias naturais que modulam a dor.
Comparado à morfina, tem menor efeito sobre a respiração e o sistema digestivo. Sua potência é cerca de 1/10 da morfina.
Como o corpo processa o remédio
Após ingestão, é absorvido em cerca de 2 horas. Liga-se pouco a proteínas do sangue e distribui-se por vários tecidos. Atravessa a placenta e aparece no leite materno em pequenas quantidades.
É transformado no fígado e eliminado principalmente pelos rins. O efeito dura 4-8 horas em pessoas saudáveis.
Em idosos ou pessoas com problemas hepáticos/renais, a eliminação pode ser mais lenta.
Testes de segurança
Estudos com animais mostraram que doses altas causaram efeitos no sistema nervoso. Em ratas grávidas, doses elevadas causaram problemas nos filhotes.
Testes não indicaram potencial para causar mutações genéticas. Estudos de longo prazo não mostraram aumento relevante de tumores.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)