Como usar o Dolutegravir Sódico LAFEPE?
A terapia com dolutegravir deve ser iniciada por um médico com experiência no tratamento da infecção por HIV. Dolutegravir pode ser tomado acompanhado ou não de alimentos.
Para reduzir o risco de engasgar, os pacientes não devem engolir mais de um comprimido de cada vez.
Posologia do Dolutegravir Sódico LAFEPE
Adultos
Pacientes vivendo com HIV-1 sem resistência a inibidores da integrase
A dose recomendada de dolutegravir para os pacientes que iniciam a terapia antirretroviral pela primeira vez (virgens de tratamento) é de 50 mg uma vez ao dia (a cada 24 horas).
Pacientes vivendo com HIV-1 com resistência a inibidores da integrase (documentada ou com suspeita clínica)
A dose recomendada de dolutegravir para os pacientes com resistência a inibidores da integrase é de 50 mg duas vezes ao dia (de 12 em 12 horas). O médico irá decidir sobre o uso dolutegravir para esse grupo de pacientes com base no padrão de resistência a inibidores da integrase.
Populações Especiais
Adolescentes
A dose recomendada de dolutegravir para os pacientes nunca tratados com inibidores da integrase (de 12 até menos de 18 anos e com peso mínimo de 20 kg) é de 50 mg uma vez ao dia.
Não há dados suficientes para recomendação de uma dose de dolutegravir comprimidos revestidos em adolescentes com menos de 18 anos resistentes a inibidores da integrase.
Crianças com, pelo menos, 6 anos de idade e pesando pelo menos 20 Kg
Em pacientes vivendo com HIV-1 sem resistência a classe dos inibidores da integrase, a dose recomendada de dolutegravir comprimidos revestidos é de 50 mg uma vez ao dia para crianças (com idades entre 6 a menos de 12 anos) com peso mínimo de 20 kg.
Não há dados suficientes sobre a segurança e a eficácia para recomendação de uma dose de dolutegravir 50 mg comprimidos revestidos a crianças com menos de 6 anos e menos de 20 kg.
Não há dados suficientes para recomendação de uma dose de dolutegravir comprimidos revestidos a crianças com resistência a inibidores da integrase.
Idosos
Os dados disponíveis sobre o uso de dolutegravir em pacientes a partir de 65 anos são limitados. No entanto, não existem evidências de que os pacientes idosos necessitem de uma dose diferente da administrada a adultos mais jovens.
Disfunção renal (nos rins)
Não é necessário ajuste da dose em pacientes com disfunção renal leve, moderada ou acentuada. Caso você tenha alguma doença renal, converse com seu médico antes e durante o tratamento com dolutegravir.
Disfunção hepática (no fígado)
Não é necessário ajuste da dose em pacientes com disfunção hepática leve ou moderada. Não há dados disponíveis em pacientes com disfunção hepática acentuada.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)