Quais cuidados devo ter ao usar o Dolutegravir Sódico Blanver S.A.?
Você precisa tomar dolutegravir todos os dias. Este medicamento ajuda a controlar sua infecção e retarda a progressão da doença, mas não cura a infecção por HIV. Não deixe de visitar seu médico regularmente.
Reações de hipersensibilidade (alergia)
Há relato de reações de hipersensibilidade (alergia) aos inibidores da integrase, inclusive ao dolutegravir, caracterizadas por erupção cutânea (manchas na pele), sintomas gerais inespecíficos e, às vezes, disfunção de órgãos, inclusive lesão hepática (no fígado).
Informe seu médico imediatamente caso surjam sinais ou sintomas de reações alérgicas. Pode ser que ele recomende a interrupção do uso de dolutegravir e de outros agentes suspeitos. Os sintomas incluem, entre outros, erupção cutânea intensa (manchas na pele) ou erupção cutânea acompanhada de febre, mal-estar geral, cansaço, dor nos músculos ou articulações, vesículas, lesões na boca, conjuntivite, inchaço no rosto, hepatite (inflamação no fígado), eosinofilia (aumento de eosinófilos, um tipo de célula do sangue), angioedema (inchaço na face ou boca, que pode dificultar a respiração). Seu médico poderá solicitar exames de sangue para monitorar seu estado de saúde. A demora em interromper o tratamento com dolutegravir ou outros medicamentos suspeitos depois do início da reação de hipersensibilidade pode ser fatal.
Síndrome de reconstituição imune/ Infecções oportunistas
Em alguns pacientes portadores do HIV e com histórico de infecções oportunistas (infecções que podem ocorrer quando o sistema imunológico está debilitado), sinais e sintomas inflamatórios de infecções anteriores podem ocorrer logo após o início do tratamento antirretroviral. Acredita-se que estes sintomas ocorram devido à melhora da resposta imunológica, permitindo o combate às infecções que podem estar presentes sem sintomas evidentes. Se você notar qualquer sintoma de infecção, por favor, informe ao seu médicoimediatamente.
Caso você seja portador de hepatite B e/ou C, seu médico poderá recomendar exames de sangue para avaliar o funcionamento do seu fígado.
Lamivudina e dolutegravir
O regime duplo de lamivudina e dolutegravir somente é adequado para o tratamento da infecção pelo HIV-1 em que não há conhecida ou suspeita resistência a qualquer um destes antirretrovirais.
Gravidez e Amamentação
Não existem estudos satisfatórios e bem controlados sobre o uso de dolutegravir em gestantes. Se você está grávida, ou planejando ficar grávida, por favor, informe seu médico antes de usar este medicamento.
O uso de dolutegravir no momento da concepção ou durante as primeiras doze semanas de gravidez pode aumentar o risco de um tipo de deficiência congênita (apresentada no nascimento), chamada defeito do tubo neural, como a espinha bífida (má-formação na medulaespinhal).
Dolutegravir só deve ser usado durante a gravidez se o benefício esperado justificar o risco potencial para o feto. Caso você tenha possibilidade de engravidar durante o tratamento com dolutegravir, você deve usar um método de contracepção adequado para evitar a gravidez.
É recomendado que, quando possível, mulheres vivendo com HIV não amamentem seus filhos, para evitar a transmissão do vírus. Em situações em que o uso de fórmulas infantis não é viável e o aleitamento materno durante o tratamento antirretroviral for considerado, seu médico deverá seguir os guias locais para amamentação e tratamento.
Uma quantidade pequena dos componentes de dolutegravir sódico pode passar para o leite materno.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não houve estudos que analisassem o efeito de dolutegravir sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Seu médico levará em conta sua condição clínica e o perfil de reações adversas de dolutegravir para avaliar sua capacidade de executar tarefas que exijam julgamentos, habilidades cognitivas ou motoras.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)