População Especial do Dipigina Solução Oral
Gravidez e amamentação
Recomenda-se não utilizar Dipigina durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso de Dipigina durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico.
Dipigina, entretanto, não deve ser utilizada durante os 3 últimos meses da gravidez. Os metabólitos da dipirona são excretados no leite materno. A amamentação deve ser evitada durante e o por até 48 horas após a administração de dipigina.
Pacientes idosos
Deve-se considerar a possibilidade das funções do fígado e rins estarem prejudicadas.
Crianças
Menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona. Dipigina comprimidos não é recomendada para menores de 15 anos. É recomendada supervisão médica quando se administra dipirona em crianças pequenas.
Alterações na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Para as doses recomendadas, nenhum efeito adverso na habilidade de se concentrar e reagir são conhecido. Entretanto, pelo menos com doses elevadas, deve-se levar em consideração que as habilidades para se concentrar e reagir podem estar prejudicadas, constituindo risco em situações onde estas habilidades são de importância especial (por exemplo, operar carros ou máquinas), especialmente quando álcool foi consumido.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)