Quais cuidados devo ter ao usar o Clotrimazol + Acetato de Dexametasona Legrand?
Gravidez e Amamentação
O clotrimazol + acetato de dexametasona não deve ser usado nos três primeiros meses de gravidez por conter em sua composição o ingrediente dexametasona. Após o terceiro mês de gravidez e em crianças, o clotrimazol + acetato de dexametasona não deve ser usado em grandes áreas da pele ou por um período prolongado.
O clotrimazol + acetato de dexametasona não deve ser utilizado nas mamas durante a amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.
Não existem contraindicações do uso de clotrimazol + acetato de dexametasona relativas à faixa etária.
Devido a presença de corticoide, clotrimazol + acetato de dexametasona não deve ser aplicado em grandes áreas (mais do que 10% da superfície do corpo), durante um período prolongado, e/ou sob vestimentas oclusivas (tais como fraldas e curativos) uma vez que isso pode aumentar a absorção.
O clotrimazol + acetato de dexametasona pode reduzir a eficácia e segurança dos produtos de látex, tais como preservativos e diafragmas, quando aplicado em área genital (mulheres: lábios e área adjacente da vulva; homens: prepúcio e glande do pênis). O efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento.
Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Não há necessidade de advertências ou recomendações especiais para o uso do produto em idosos ou pacientes pertencentes a outros grupos de risco.
Em bebês, o clotrimazol + acetato de dexametasona não deve ser aplicado em grandes áreas da pele ou por um período prolongado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)