Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Cloridrato de Tizanidina Ranbaxy?
Assim como todos os medicamentos, pacientes que estão tratados com cloridrato de tizanidina podem experimentar reações adversas, embora nem todos os pacientes as apresentem.
Com doses baixas, como as recomendadas para tratamento de dor relacionada a contraturas musculares, os efeitos adversos são geralmente leves e transitórios e incluem:
- Sonolência, fadiga, tontura, boca seca, náuseas, distúrbios gastrintestinais, aumento transitório das transaminases séricas e discreta diminuição da pressão arterial.
Com doses mais elevadas, como as recomendadas no aumento do tônus muscular devido à distúrbios neurológicos, os efeitos adversos acima são mais frequentes e acentuados, mas raramente são graves o suficiente para requerer a suspensão do tratamento.
Adicionalmente, podem ocorrer:
Fraqueza muscular, distúrbios do sono e alucinação. Foi observada diminuição da pressão arterial e dos batimentos do coração.
Muito raramente foi relatado hepatite e falência hepática. Avise ao seu médico caso apresente náusea inexplicada ou cansaço intenso.
Algumas reações adversas podem ser sérias
- Hepatite, falência hepática, hipotensão, alucinação, estado de confusão, reações alérgicas graves, incluindo dificuldade para respirar, tonturas (anafilaxia) e inchaço, especialmente da face e garganta (angioedema).
Se você apresentar qualquer uma dessas reações, avise ao seu médico imediatamente.
Outras possíveis reações adversas
Outras reações adversas estão inclusas na lista abaixo. Se qualquer uma dessas reações adversas afetar você gravemente, avise ao médico ou farmacêutico.
Muito comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Sonolência, fadiga, tontura, estômago embrulhado, boca seca, fraqueza muscular.
Comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Queda da pressão sanguínea, aumentos transitórios nas transaminases séricas, falta de sono, perturbações do sono, náusea.
Incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Baixa frequência cardíaca.
Desconhecido (frequência que não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)
- Desmaio (síncope), perda de energia, visão borrada, vertigem;
- Sintomas após interrupção brusca do medicamento (síndrome de abstinência);
- Inflamação da pele com erupção cutânea (dermatite), vermelhidão da pele (eritema), comichão (prurido), e comichão intenso (erupção cutânea e urticária).
Se você notar qualquer outra reação adversa não listada nessa bula, informe ao seu médico ou farmacêutico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)