Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Cloridrato de Tiamina + Cloridrato de Piridoxina + Cianocobalamina + Fosfato Dissódico de Dexametasona Eurofarma - Momenta?
Como todos os medicamentos, dexametasona + associações pode causar algumas reações desagradáveis; no entanto, estas não ocorrem em todas as pessoas. Caso você tenha uma reação alérgica, deve parar de usar o medicamento.
Em relação à frequência, as reações adversas são classificadas em:
- Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam o medicamento).
- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam o medicamento).
- Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam o medicamento).
- Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam o medicamento).
- Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam o medicamento).
- Reação de frequência não conhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).
Durante tratamento com este medicamento podem ocorrer dor e irritações no local da injeção.
Com medicamentos de uso sistêmico à base de dexametasona podem ocorrer:
- Reações muito comuns: insônia, nervosismo, apetite aumentado, indigestão.
- Reações comuns: crescimento excessivo de pelos, diabetes, dor nas articulações, catarata, sangramento nasal.
- Reações incomuns: distensão abdominal, acne, ausência de menstruação, supressão do crescimento ósseo, síndrome de Cushing, delírio, euforia, alucinações, excesso de glicose no sangue, escurecimento da pele, reações de hipersensibilidade, inflamação do pâncreas, convulsões, retenção de sódio e água, úlcera do esôfago e atrofia da pele.
- Quando medicamentos contendo corticosteroides (como a dexametasona) são usados em tratamentos de curta duração, algumas vezes podem ocorrer úlceras, hipersensibilidade, incluindo reações alérgicas da pele e anafilaxia (reação alérgica exagerada).
- Quando medicamentos contendo corticosteroides (como a dexametasona) são usados em tratamentos prolongados, frequentemente podem ocorrer sensação ou arredondar da face (“cara de lua”), pescoço e corpo; irregularidades menstruais; retenção de líquidos nos tecidos, normalmente marcada pelo inchaço dos tornozelos ou pés; pressão alta; fraqueza muscular; dor de estômago; cicatrização mais lenta; facilidade de ocorrência de contusões; reações na pele; suscetibilidade aumentada às infecções; diminuição da resposta a vacinas e testes cutâneos. Em tratamentos prolongados, algumas vezes podem ocorrer visão turva e alteração do humor. Nos idosos: Sintomas de diabetes (aumento da sensação de sede, micção frequente); perda de tecido ósseo com sintomas, tais como dor na região inferior das costas, diminuição da estatura e fraturas.
Com medicamentos à base de vitaminas do complexo B podem ocorrer:
- Reações de frequência não conhecida: dor e irritação no local da injeção, enjoo, vômitos, diarreia, dor abdominal, transpiração excessiva, batimentos cardíacos acelerados, coceira, urticária, acne, inflamação da pele.
- Reação muito rara: choque anafilático.
Se após uma aplicação surgir qualquer um dos sintomas seguintes - vermelhidão e coceira na pele, mal-estar geral, dificuldade de respirar, tonteira e sensação de desmaio - você deve procurar imediatamente ajuda médica.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)