Quais cuidados devo ter ao usar o Cloridrato de Terbinafina Neo Química?
Como identificar se você está com micose:
- Pé de atleta (tinea pedis): aparece apenas nos pés (normalmente nos dois, mas nem sempre), frequentemente entre os dedos. Também pode aparecer no dorso, solas ou outras áreas dos pés. O tipo mais comum de pé de atleta causa rachaduras ou escamações na pele, mas também pode causar leve inchaço, bolhas ou extravasamento de líquido devido à inflamação;
Entretanto, se você apresentar infecção de fungo nas unhas (fungos dentro e/ou sobre as unhas), com descoloração e alteração da textura (unhas grossas, escamosas) você deve consultar um médico pois cloridrato de terbinafina tópico não é apropriado para este tipo de infecção. - Micose inguinal (tinea cruris): aparece nas áreas do corpo em que a pele apresenta dobras, especialmente em regiões úmidas. Está presente com frequência nas áreas da virilha e parte interna da coxa, normalmente em ambos os lados, porém, na maioria dos casos, em um lado maior que o outro. Pode se espalhar de entre as pernas para os glúteos ou em direção à barriga. Também pode aparecer nas dobras sob os seios, nas axilas ou em outras áreas com dobras;
A erupção cutânea normalmente apresenta uma borda clara e pode apresentar bolhas. - Micose do corpo (tinea corporis): pode ocorrer em qualquer local do corpo, mais frequentemente é encontrada na cabeça, pescoço, rosto ou braços. Normalmente apresentam-se como placas circulares vermelhas. Também podem ocorrer placas escamosas;
- Candidíase cutânea (erupção cutânea de transpiração): também ocorre em áreas de pele com dobras, que se encontram úmidas devido à transpiração (por exemplo, embaixo dos seios e nas axilas), causando vermelhidão, coceira e descamação.
Pitiríase versicolor aparece na pele como placas escamosas que se transformam em manchas brancas devido à perda de pigmentação da pele. As placas são mais proeminentes no verão quando a pele ao redor normalmente é bronzeada. Geralmente aparecem no tronco, pescoço e braços e podem ocorrer periodicamente dentro de meses, especialmente nos climas quentes e quando ocorre transpiração
Se você não estiver seguro sobre as causas da sua infecção, consulte um médico antes de utilizar cloridrato de terbinafina.
Cloridrato de terbinafina creme deverá ser utilizado somente na parte externa do corpo. Não se deve utilizar o produto na boca ou ingerí-lo. Mantenha o produto longe dos olhos. Se o creme for aplicado acidentalmente nos olhos, limpe-os e lave-os imediatamente com água limpa.
Gravidez e lactação
Estudos em animais não revelaram potencial teratogênico ou embriofetotóxico da terbinafina. Não foram relatados casos de malformações em humanos até o momento. No entanto, uma vez que as experiências clínicas em mulheres grávidas são muito limitadas, cloridrato de terbinafina deve ser utilizado durante a gravidez somente se estritamente indicado.
A terbinafina é excretada no leite materno e, por este motivo, as mães que estejam amamentando não devem utilizar este medicamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Pacientes idosos
Não há evidências que sugerem a necessidade de diferentes doses ou o aparecimento de efeitos adversos diferentes em idosos, quando comparados com os mais jovens.
Informe seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações desagradáveis.
Este medicamento só é recomendado para crianças com idade superior a 12 anos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)