Quais cuidados devo ter ao usar o Cloridrato de Prometazina Belfar?
Reações alérgicas (que podem ocorrer imediatamente ou dentro de vário sdias após a administração do medicamento) podem ser fatais. Os sintomas podem incluir erupção cutânea, comichão, dificuldade em respirar, falta de ar, inchaço da face, lábios, garganta ou língua, pele fria e úmida, palpitações, tonturas, fraqueza ou desmaios. Contacte imediatamente o seu médico ou profissional de saúde ou dirija-se imediatamente ao serviço de urgência do hospital mais próximo.
Se você tiver uma reação alérgica, procure ajuda médica imediatamente.
Devido ao risco de fotossensibilidade (sensibilidade exagerada da pela à luz), a exposição ao sol ou luz ultravioleta deve ser evitada durante ou logo após o tratamento.
Como é possível a sensibilização cutânea (da pele) em virtude da presença da prometazina, deve-se evitar o uso muito frequente ou muito prolongado de cloridrato de prometazina, bem como o seu emprego em lesões com secreção líquida na pele.
O prurido (coceira) é apenas um sintoma, e caso você apresente este sintoma ao usar este medicamento, consulte um médico.
Considerando os potenciais alergisantes dos componentes da fórmula deste medicamento, o médico deverá avaliar a relação risco-benefício antes de se iniciar o tratamento com cloridrato de prometazina.
A administração prolongada de qualquer fenotiazina pode resultar em discinesia tardia (movimentos involuntários anormais do corpo), particularmente em idosos e crianças
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.
O uso de cloridrato de prometazina não é recomendado durante a gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Os derivados da fenotiazina podem potencializar o prolongamento do intervalo QT (intervalor medido no eletrocardiograma, que quando aumentado associa-se ao aumento do risco de arritmias e até morte súbita), o que aumenta o risco de aparecimento de arritmias ventriculares graves do tipo torsade de pointes (tipo de alteração grave nos batimentos cardíacos), que é potencialmente fatal (morte súbita). O prolongamento QT é exacerbado, em particular, na presença de bradicardia (diminuição da frequência cardíaca), hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue) e prolongamento QT adquirido (isto é, induzido por drogas). Se a situação clínica permitir, avaliações médicas e laboratoriais devem ser realizadas para descartar possíveis fatores de risco antes de iniciar o tratamento com um derivado da fenotiazina e conforme considerado necessário durante o tratamento.
Converse com seu médico antes de usar este medicamento:
- Se você for uma mulher em idade fértil e não estiver usando contraceptivos eficazes, ou
- Se você está grávida, pode ficar grávida ou pensar que pode estar grávida.
Quando a prometazina foi administrada em altas doses durante o final da gravidez, ela causou distúrbios neurológicos prolongados na criança.
Cloridrato de prometazina é excretado no leite materno. Existem riscos de irritabilidade e excitação neonatal. Não é recomendado para uso de Cloridrato de prometazina durante a amamentação.
Não existem estudos disponíveis sobre toxicidade reprodutiva em animais.
Não existem dados relevantes sobre fertilidade em animais.
Sensibilidade cruzada
Podem ocorrer casos de sensibilidade cruzada com outros fenotiazínicos (grupo a que pertence a prometazina) sistêmicos (por exemplo, comprimidos, injetáveis) em pacientes com sensibilidade comprovada à prometazina.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)