Quais cuidados devo ter ao usar o Cloridrato de Ondansetrona Neo Química?
Mulheres em idade fértil devem considerar o uso de medidas contraceptivas eficazes.
Baseado em estudos epidemiológicos realizados em humanos, suspeita-se que a ondansetrona cause malformações orofaciais quando administrada durante o primeiro trimestre de gravidez. Por essa razão, recomenda-se não utilizar a ondansetrona durante o primeiro trimestre de gravidez.
Gravidez
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação
Recomenda-se cautela no uso de ondansetrona em mulheres que estão amamentando.
Pediatria
É recomendado a administração de cloridrato de ondansetrona 4mg em crianças acima de 2 anos e cloridrato de ondansetrona 8mg em crianças acima de 11 anos.
Geriatria (idosos)
Não é necessário ajuste de dose em pacientes idosos, embora observe-se uma redução na depuração e um aumento na meia-vida de eliminação em pacientes acima de 75 anos.
Pacientes que possuam algum problema no coração que causem batimentos cardíacos irregulares constantes devem evitar o uso de ondansetrona.
Em estudos clínicos de pacientes com câncer, a segurança e eficácia foram comprovadas mesmo em pacientes acima de 65 anos.
Síndrome Serotoninérgica
Se o tratamento concomitante com ondansetrona e outras drogas serotoninérgicas for clinicamente justificado, é recomendada a observação apropriada do paciente.
Insuficiência hepática/renal
Em pacientes com insuficiência hepática (função alterada do fígado) grave, não se recomenda exceder a dose diária 8mg.
Não se considera que a insuficiência renal (função alterada do rim) influencie significativamente na eliminação de ondansetrona do organismo. Portanto, não é necessário ajuste de dose nesses pacientes.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)