Precauções ao usar o Cloridrato de Ciprofloxacino Prati-Donaduzzi
Se apresentar qualquer uma das condições abaixo durante o tratamento, avise seu médico imediatamente. O médico decidirá se deve interromper o tratamento.
Infecções graves e/ou por bactérias anaeróbias ou Gram-positivas
Para infecções graves, por Staphylococcus ou bactérias anaeróbias, o cloridrato de ciprofloxacino deve ser usado junto com outro antibiótico adequado.
Infecções por Streptococcus pneumoniae
Este remédio não é recomendado para pneumonia causada por Streptococcus pneumoniae por ter eficácia limitada contra essa bactéria.
Infecções genitais
Infecções genitais podem ser causadas por Neisseria gonorrhoeae resistente às fluoroquinolonas. É importante saber sobre a resistência local e confirmar a sensibilidade com exames.
Problemas cardíacos
O cloridrato de ciprofloxacino pode causar prolongamento do intervalo QT (alteração no eletrocardiograma). Mulheres podem ser mais sensíveis a remédios que prolongam o QTc. Idosos também podem ser mais sensíveis. Use com cautela junto com outros remédios que prolongam o QT (como antiarrítmicos, antidepressivos tricíclicos, antibióticos macrolídeos, antipsicóticos) ou em pacientes com fatores de risco como síndrome do QT longo congênito, desequilíbrio de sais (potássio ou magnésio baixo) e doenças cardíacas como insuficiência cardíaca, infarto ou batimentos lentos.
Alergia
Em alguns casos, pode ocorrer reação alérgica grave (reação/choque anafilático, angioedema), mesmo com uma dose, com sintomas:
Aperto no peito, tontura, mal-estar, fraqueza ou desmaio ao levantar. Se isto ocorrer, avise imediatamente o médico. Em casos raros, pode ocorrer inchaço do rosto, garganta e dificuldade para respirar, podendo evoluir para choque. Nesses casos, pare o remédio imediatamente e avise seu médico.
Sistema digestivo
Se tiver diarreia durante o tratamento, consulte o médico antes de tomar remédios para diarreia.
Sistema hepático
Casos de problemas graves no fígado (necrose e insuficiência hepática) com risco de vida foram relatados. Se tiver sinais de doença hepática [como falta de apetite, pele amarelada, urina escura, coceira ou barriga inchada] pare imediatamente e avise o médico. Pode ocorrer aumento temporário de enzimas do fígado ou icterícia, principalmente em pacientes com histórico de doença hepática.
Miastenia grave
Use com cautela em pacientes com miastenia grave (doença muscular) porque os sintomas podem piorar.
Tendinite e ruptura de tendão
Podem ocorrer tendinite e ruptura de tendão (principalmente do tendão de Aquiles), às vezes nos dois lados, inclusive nas primeiras 48 horas de tratamento. Casos foram relatados até meses após parar o tratamento. O risco pode aumentar em idosos, durante exercício intenso, em pacientes usando corticosteroides, com insuficiência renal ou transplante de órgãos. Se suspeitar de inflamação no tendão, mantenha o membro em repouso, evite exercícios, consulte um médico e pare o antibiótico.
Convulsões
Este remédio pode causar convulsões ou reduzir o limiar convulsivo. Se tiver epilepsia, tendência a convulsões, redução de fluxo sanguíneo cerebral, traumatismo craniano ou derrame, use somente se os benefícios forem maiores que os riscos. Se ocorrer convulsão, pare imediatamente e avise o médico.
Reações psiquiátricas
Podem ocorrer reações psiquiátricas logo após a primeira dose. Em casos raros, depressão ou reações psicóticas podem evoluir para pensamentos suicidas e comportamento autodestrutivo. Nesses casos pare imediatamente e avise o médico.
Neuropatia periférica
Foram relatados casos de danos nos nervos, resultando em sensações cutâneas, perda de sensibilidade ou fraqueza. Se tiver sintomas como dor, queimação, formigamento, dormência ou fraqueza, pare imediatamente e avise o médico.
Pele
O ciprofloxacino pode causar sensibilidade à luz. Evite exposição direta e excessiva ao sol ou luz ultravioleta. Se aparecerem reações na pele como queimaduras solares, pare imediatamente e avise o médico.
Alterações de açúcar no sangue
Podem ocorrer hipoglicemia e hiperglicemia, principalmente em idosos diabéticos usando remédios para diabetes ou insulina. Se for diabético, monitore cuidadosamente a glicemia.
Avise que está usando este remédio se fizer exame de sangue ou urina.
Procure um oftalmologista imediatamente se tiver alterações na visão ou sintomas oculares.
Estudos relatam aumento do risco de aneurisma (dilatação anormal de artérias) e lesão da parede da aorta após uso de fluoroquinolonas, principalmente em idosos.
Portanto, use fluoroquinolonas somente após avaliação do risco-benefício e considerando outras opções em pacientes com histórico familiar de aneurisma, aneurisma aórtico pré-existente ou outros fatores de risco (como síndrome de Marfan, síndrome de Ehlers-Danlos vascular, arterite, hipertensão, aterosclerose). Em caso de dor abdominal, no peito ou nas costas súbita, consulte médico imediatamente.
Gravidez
Não use durante a gravidez.
Estudos em animais não mostraram malformações, mas não se pode descartar risco de lesão nas cartilagens de fetos.
Avise seu médico se estiver grávida ou planejar engravidar.
Não use sem orientação médica ou do dentista se estiver grávida.
Amamentação
Não é recomendado durante a amamentação, pois o ciprofloxacino passa para o leite e pode prejudicar o bebê.
Crianças e adolescentes
Como outras fluoroquinolonas, o ciprofloxacino pode causar danos nas articulações de animais jovens. Dados de segurança em menores de 18 anos com fibrose cística não mostraram lesão articular.
Na faixa de 5 a 17 anos pode ser usado apenas:
Dados confirmam o uso para infecção aguda na fibrose cística causada por Pseudomonas aeruginosa. Não use para outras infecções ou em menores de 5 anos.
Idosos
Pode ser usado por idosos na menor dose possível indicada pelo médico.
Dirigir e operar máquinas
Pode prejudicar a atenção. Em caso de dúvida, consulte seu médico. Principalmente com uso de álcool.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)