Como usar - Claritromicina ABL Brasil

Bula Claritromicina ABL Brasil

Princípio ativo: Claritromicina

Classe Terapêutica: Macrolideos E Similares

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Claritromicina ABL Brasil?

Este medicamento só pode ser administrado por um profissional da saúde. Ele saberá como administrar através de informações contidas na bula para o profissional de saúde.

Posologia do Claritromicina ABL Brasil


A dose recomendada de claritromicina IV, em adultos acima de 18 anos, é 1 g ao dia, dividido em duas doses iguais, infundidas gota a gota através de solução IV, durante pelo menos 60 minutos, após prévia reconstituição com água para injetáveis e diluição com diluente compatível.

A dose diária máxima do medicamento é de 1 g.

Claritromicina IV não deve ser administrada em bolus ou por via intramuscular. Administrar somente por via endovenosa (na veia).

Pacientes pediátricos

Até o momento, não há dados que suportem o uso de claritromicina IV em pacientes abaixo de 18 anos.

Pacientes com infecção micobacteriana

Embora não haja informações sobre o uso de claritromicina IV em pacientes imunocomprometidos, há estudos sobre o uso de claritromicina oral em pacientes com HIV. O tratamento indicado para adultos com infecções disseminadas ou localizadas (M. avium, M. intracellulare, M. chelonae, M. fortuitum, M. kansasii) requer doses de 1000 mg/dia, divididas em 2 doses.

A terapia endovenosa deve ser limitada a 2-5 dias para doentes graves e deve ser modificada para terapia oral tão logo seja possível, segundo julgamento médico.

Pacientes com insuficiência renal (dos rins)

Em pacientes com função renal comprometida, com depuração da creatinina inferior a 30 mL/min, a dose deve ser reduzida à metade da dose normal recomendada.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.