Como devo armazenar o Cabazitaxel Eurofarma - Momenta?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Não refrigerar.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Estabilidade da solução após diluição inicial no frasco ampola
Após diluição inicial do concentrado de cabazitaxel 40 mg/1,0 mL ou 60 mg/1,5 mL com o diluente que acompanha o produto, em condições assépticas e sob responsabilidade do profissional de saúde, a mistura concentrado-diluente resultante deve ser utilizada imediatamente para evitar contaminação microbológica (por bactérias, vírus e fungos), sendo que sua estabilidade física e química foi demonstrada por até 1 hora e 30 minutos se armazenada em temperatura ambiente.
Estabilidade da solução após diluição final na bolsa de infusão
Após diluição final na bolsa/frasco de infusão, a solução para infusão apresenta estabilidade física e química de até 12 horas em temperatura ambiente (incluindo 1 hora de infusão) e até 60 horas quando armazenada sob refrigeração (incluindo 1 hora de infusão) e a estabilidade microbiológica está diretamente relacionada com o diluente utilizado, sendo de responsabilidade do profissional de saúde assegurá-la por meio de procedimentos assépticos interno.
Uma vez que a solução para infusão é supersaturada, pode ocorrer cristalização com o tempo. Neste caso, a solução não deve ser utilizada e deve ser descartada.
Características do medicamento
Antes da diluição, cabazitaxel é uma solução oleosa límpida, de coloração amarela a amarela acastanhada. O diluente é um líquido límpido incolor.
Após diluição com 4,5 mL ou 3,0 mL de diluente, cabazitaxel é uma solução transparente de coloração levemente amarelada.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)