Como a substância atua no organismo?
Resultados de Eficácia
A segurança e eficácia de Bromoprida em crianças foram avaliadas em um artigo publicado por Abadia S. e Grinszpan I., com crianças de 0 a mais de 5 anos, tratando síndrome de vômitos (náuseas e/ou vômitos) de várias causas. Os resultados foram de 85% entre excelente e bom, e não foram registrados problemas de tolerância. (Abadi S. e Grinszpan I. 1977).
Vianna P.R.M.F. também publicou sobre tratamento com Bromoprida oral em crianças entre menos de 1 ano e mais de 3 anos, com vômitos de diferentes causas e intensidades. A eficácia e tolerância foram positivas em 80% dos casos, sem efeitos colaterais, mostrando que bromoprida é útil como tratamento contra vômitos em crianças. (Vianna P.R.M.F. 1981).
A eficácia de Bromoprida em adultos foi comprovada em estudo comparando pacientes com náuseas e vômitos usando Bromoprida versus grupo placebo, com eficácia completa no grupo da Bromoprida. (Roila F. et al. 1985).
Em estudo com 30 pacientes com esofagite por refluxo confirmada por endoscopia, o grupo usando Bromoprida apresentou melhoras clínicas e nos exames superiores ao grupo placebo. (Dani R., 1983).
Em 20 grávidas com náuseas e vômitos, o tratamento com Bromoprida mostrou alívio dos sintomas em 85% dos casos. Ao final do estudo, 8 mulheres tiveram bebês saudáveis. (Araujo J.R.A., 1981).
Referências Bibliográficas
1- Abadia S. e Grinszpan I. . A Folha Médica, 1977. 74:4:439 – 41.
2- Roila F, Minotti V, Ballatori E, Basurto C, Tonato M. Evaluation of the antiemetic activity of bromopride in cancer patients treated with i.v. CMF. Tumori. 1985 Oct 31;71(5):455-8.
3- Araujo J.R.A., Avaliação do Bromopride nas náuseas e vômitos da gestação. Jornal Brasileiro de GinecologiaJul-Ago 1981:91:4.
4- Vianna P.R.M.F., Avaliação do Bromopride em pediatria. A Folha Médica, 1981, 83;1: 76-8.
5- Dani R., Avaliação do Bromopride na esofagite de refluxo decorrente de hérnia hiatal. A Folha Médica, 1983. 87:4: 241- 2.
Características Farmacológicas
Cápsula / Solução injetável / Solução oral
Propriedades farmacodinâmicas
A bromoprida aumenta a força e amplitude das contrações do estômago e relaxa o esfíncter pilórico, melhorando o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal. Também tem ação reconhecida contra vômitos. Sua principal ação ocorre pelo bloqueio de receptores de dopamina no sistema nervoso central e trato digestivo. A estimulação do trato digestivo parece ocorrer parcialmente por atividade colinérgica indireta.
Em pacientes com dispepsia ou úlcera, a bromoprida acelera significativamente o esvaziamento gástrico. Tanto em pessoas saudáveis quanto com refluxo, aumenta a pressão do esfíncter esofágico e a força das ondas digestivas.
Em pacientes com síndrome do intestino irritável, prolonga o tempo de trânsito intestinal quando está acelerado.
Exclusivo cápsula
Propriedades farmacocinéticas
O pico no sangue ocorre 2,5 a 3 horas após tomar (cápsulas). Tem baixa ligação a proteínas do sangue (cerca de 40%) e é metabolizada no fígado. Cerca de 10% a 14% é eliminada inalterada na urina. Meia-vida de eliminação: 4 a 5 horas. Biodisponibilidade: 54% a 74% (oral) e 78% (injetável).
Exclusivo solução injetável
Propriedades farmacocinéticas
O pico no sangue ocorre em 30 minutos após aplicação (injetável). Tem baixa ligação a proteínas do sangue (cerca de 40%) e é metabolizada no fígado. Cerca de 10% a 14% é eliminada inalterada na urina. Meia-vida de eliminação: 4 a 5 horas. Biodisponibilidade: 54% a 74% (oral) e 78% (injetável).
Exclusivo solução oral
Propriedades farmacocinéticas
O pico no sangue ocorre 1 a 1,5 horas após tomar (solução oral). Tem baixa ligação a proteínas do sangue (cerca de 40%) e é metabolizada no fígado. Cerca de 10% a 14% é eliminada inalterada na urina. Meia-vida de eliminação: 4 a 5 horas. Biodisponibilidade: 54% a 74% (oral) e 78% (injetável).
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)