Para que serve o Apmed? Usos e indicações
Este remédio é usado como suplemento de vitaminas para ajudar em anemias por falta de nutrientes, complemento vitamínico em dietas pobres, mães amamentando e crianças em fase de crescimento.
Como o Apmed age no organismo?
Apmed® contém várias vitaminas essenciais para o funcionamento do corpo. Juntas em forma de medicamento, servem para corrigir deficiências alimentares e prevenir problemas em situações que aumentam a necessidade de vitaminas. Seu efeito acontece gradualmente.
Vitamina B1 (tiamina)
Combina-se com ATP formando pirofosfato de tiamina, que age como coenzima no metabolismo de carboidratos. Absorvida principalmente no duodeno, exceto em problemas de absorção; álcool reduz sua absorção. O excesso é eliminado pela urina sem toxicidade.
Vitamina B2 (riboflavina)
Transforma-se em FMN no intestino e depois em FAD no fígado, atuando como coenzima na respiração celular. Também ajuda na ativação da vitamina B6. Absorvida no duodeno, com álcool reduzindo sua absorção. Eliminada principalmente pela urina.
Vitamina B6
Atua como coenzima no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Essencial para funções nervosas e produção de hemoglobina. Absorvida no jejuno e armazenada no fígado. O excesso é excretado pela urina.
A nicotinamida não reduz gorduras nem dilata vasos. Componente das coenzimas NAD e NADP, necessárias para respiração celular e metabolismo energético. Conhecida como niacinamida.
Vitamina C
Atua como antioxidante e cofator na produção de colágeno. Envolvida no metabolismo de ferro, sistema imunológico e integridade vascular. Absorvida no jejuno e eliminada pelos rins. Atravessa a placenta e aparece no leite materno.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)