Para que serve o Antibiótico Kinolox? Indicações para Cães e Gatos
Este remédio é usado em cães e gatos para combater infecções causadas por bactérias gram-negativas e gram-positivas, micoplasmas e espiroquetas sensíveis à Enrofloxacina.
É recomendado principalmente para:
- Problemas intestinais (diarreias) por Escherichia coli, Campylobacter spp., Salmonella spp.
- Infecções de pele (piodermites) causadas por Staphylococcus intermedius, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli, Pseudomonas spp. e Proteus mirabilis.
- Inflamações de ouvido por Pseudomonas spp., Staphylococcus spp., Streptococcus spp. e Proteus spp.
- Infecções respiratórias (pneumonias) causadas por Klebsiella spp., Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Pseudomonas spp., Proteus spp., Pasteurella spp., Bordetella bronchiseptica, Escherichia coli e Mycoplasma spp.
- Infecções urinárias e genitais por Escherichia coli, Streptococcus spp., Proteus spp, Pseudomonas spp., Enterobacter spp., Brucella spp., Mycoplasma spp., Klebsiella spp. e Staphylococcus spp.
- Também previne infecções após cirurgias, ferimentos traumáticos e outros problemas bacterianos causados por agentes sensíveis à Enrofloxacina.
Quem não pode usar o Antibiótico Kinolox? Contraindicações
Não deve ser usado em animais jovens em fase de crescimento rápido devido ao risco de problemas articulares. Em raças pequenas e médias, evitar entre 2 e 8 meses. Em raças grandes, até 18 meses. Proibido em gatinhos com menos de 8 semanas.
Usar com precaução em animais com doença renal grave.
Não administrar em pacientes alérgicos a quinolonas.
Posologia: Como dar o Antibiótico Kinolox para Cães e Gatos?
Para cães e gatos: 5 mg de enrofloxacina por kg de peso ao dia (1 comprimido para cada 30 kg). O tratamento mínimo geralmente é de 7 dias, mas pode ser prolongado conforme orientação veterinária.
Recomenda-se continuar o tratamento por pelo menos 2 dias após o fim dos sintomas.
Precauções no uso do Antibiótico Kinolox em Cães e Gatos
Usar com cuidado em animais com problemas neurológicos prévios. Raramente pode causar estimulação cerebral levando a convulsões.
Efeitos Colaterais do Antibiótico Kinolox em Cães e Gatos
Raramente pode causar falta de apetite, vômitos, diarreia e alterações nas enzimas do fígado.
Em gatos, doses altas podem causar danos na retina. Não exceder a dose diária indicada.
Relatos raros de reações alérgicas.
Interações do Antibiótico Kinolox com outros remédios
- Evitar usar com vitaminas ou suplementos contendo ferro, alumínio, zinco, magnésio ou cálcio, pois reduzem a absorção. O mesmo ocorre com sucralfato. Administrar 4 horas antes ou 2 horas depois.
- Pode ter efeito reduzido se usado com cloranfenicol, rifampicina ou sulfonamidas.
- Pode aumentar o efeito de anticoagulantes como warfarin. Monitorar exames de coagulação quando usados juntos.
Como o Antibiótico Kinolox funciona? Ação da substância
A Enrofloxacina é um antibiótico bactericida que age bloqueando a enzima DNA girase, responsável pela multiplicação bacteriana. Isso interrompe a produção de energia e divisão das bactérias. É seguro porque a concentração necessária para afetar mamíferos é maior que para bactérias.
É rapidamente absorvido por via oral, atingindo níveis terapêuticos na maioria dos tecidos em 1-2 horas. Cerca de 80% da dose é absorvida. Concentra-se mais no fígado, rins, trato genital e pulmões (3-5 vezes mais que no sangue). Distribui-se pela pele, ossos e líquidos corporais. É eliminado principalmente pelos rins na forma ativa.