Bula Gargomax

Princípio ativo: Cloreto de Cetilpiridinio

Classe Terapêutica: Preparações Para Garganta

Isabelle Baião de Mello Neto CRF-MG 24309Revisado clinicamente por: Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309). Atualizado em: 30 de julho de 2025.

Gargomax, para o que é indicado e para o que serve?

- Para o alívio rápido e temporário das dores e irritações da boca e da garganta provocadas por faringites, amigdalites, estomatites, resfriados e por procedimentos odontológicos e pequenas cirurgias da boca e da garganta.

Quais as contraindicações do Gargomax?

- Pacientes com história de hipersensibilidade aos anestésicos locais ou ao cloreto de cetilpiridínio.

Como usar o Gargomax?

Adulto e crianças acima de 6 anos de idade

Dissolver 1 pastilha lentamente na boca, sem mastigar, a cada 2 horas, se necessário.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Gargomax?

Se a dor de garganta for intensa, persistir por mais de dois dias ou se for acompanhada de hiperemia ou febre, cefaleia, náusea, ou vômito, consulte o seu médico imediatamente.

Se os sintomas bucais não melhorarem durante 7 dias, ou se a irritação, dor ou hiperemia persistir ou intensificar, procure o seu cirurgião-dentista ou médico imediatamente.

Cloreto de Cetilpiridinio não deve ser usado por crianças com idade inferior a 6 anos, a não ser se indicado pelo médico ou cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Gravidez e lactação

Como todo medicamento, consulte seu médico ou cirurgião-dentista antes de utilizar Cloreto de Cetilpiridinio durante a gravidez e lactação.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término ou se está amamentando.

Interrupção do tratamento

O tratamento pode ser descontinuado a qualquer momento sem que ocorram riscos ao paciente.

Pacientes idosos 

Não são conhecidas advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Gargomax?

Não há relato até o momento referente a reações adversas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos - VigiMed, disponível em http://portal.anvisa.gov.br/vigimed, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Gargomax com outros remédios?

Deve-se evitar o uso concomitante ou sucessivo com outros antissépticos, pois podem ocorrer possíveis interações (inativação, antagonismo).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Gargomax?

Características Farmacológicas


O cloreto de cetilpiridínio é um derivado do amônio quartenário com propriedades e usos similares aos outros detergentes do tipo catiônico. Corresponde ao cloreto de 1-hexadecilpiridínio. Neste tensoativo catiônico, o nitrogênio quartenário faz parte do anel heterocíclico. A ausência do grupo benzílico talvez explique sua menor toxicidade com relação a outros compostos do mesmo grupo.

Seu modo de ação baseia-se nas propriedades tensoativas e antissépticas dos derivados do amônio quartenário em geral. É administrado na forma de pastilhas para tratamento de pequenas infecções da boca e garganta.

Conforme a concentração bactericida ou bacteriostástica, há diminuição da tensão superficial e consequente perrmeabilização da membrana celular e, por isso, os microorganismos perdem a capacidade de manter seu equilíbrio no meio em que se vinham implantando e perecem. Este modo de ação pode também ser interpretado como intervenção do detergente sobre a superfície, por mecanismo de troca iônica essencial à sobrevivência da célula.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.