O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é um tipo de câncer que afeta o intestino grosso (cólon) ou o reto. É um tipo de câncer bastante prevalente, sendo um dos mais comuns em todo o mundo.
Quais as causas e fatores de risco?
As causas exatas ainda não são conhecidas, mas existem diversos fatores de risco que podem aumentar a chance de desenvolver a doença:
- Idade: o risco aumenta após os 45 anos de idade;
- História familiar: se um parente próximo tiver diagnóstico de câncer de intestino, o risco aumenta;
- Dieta: uma dieta rica em gorduras e baixa em fibras pode aumentar o risco;
- Sedentarismo/falta de exercícios regulares;
- Obesidade/alta gordura corporal;
- Doenças inflamatórias intestinais preexistentes, como a doença de Crohn.
Quais os sintomas e como diagnosticar o câncer colorretal?
Os principais sintomas incluem a presença de sangue nas fezes, dor abdominal, perda de peso sem causa aparente, fadiga e indisposição, alteração do hábito intestinal e da consistência das fezes e sensação de esvaziamento incompleto ao evacuar.
Frente à suspeita de câncer colorretal, a pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame simples que pode detectar que há algum problema. O diagnóstico definitivo se dá após a realização do exame de colonoscopia e análise de uma amostra do tecido suspeito.
E o tratamento?
O tratamento do câncer de intestino depende do estágio da doença e pode incluir cirurgia para remoção do tumor e parte do intestino, quimioterapia e radioterapia.
A prevenção do câncer colorretal deve ser sempre recomendada e estimulada, mantendo boa alimentação rica em fibras e baixa ingesta de embutidos, realização de atividades físicas regulares, manutenção de percentual de gordura corporal adequado e evitar tabagismo e reduzir o consumo de álcool.