Para que serve o Antitensin?
É usado para tratar pressão alta, dor no peito (angina), infarto, enxaqueca, tremores, problema cardíaco (estenose subaórtica hipertrófica) e feocromocitoma.
Como o Antitensin age no corpo?
O princípio ativo propranolol atua no coração, vasos sanguíneos e possivelmente no sistema nervoso, reduzindo a pressão alta e os batimentos cardíacos.
Quem não pode tomar Antitensin?
Antitensin® não deve ser usado por pessoas alérgicas aos componentes da fórmula.
Como tomar o Antitensin?
A dose de Antitensin® varia conforme a doença e deve ser seguida conforme orientação médica.
Pressão alta
40mg, 2 vezes ao dia.
Infarto
180mg a 240mg por dia, divididas em várias doses.
Enxaqueca
80mg por dia, divididas, podendo aumentar até 240mg diários.
Problema cardíaco (estenose subaórtica hipertrófica)
20mg a 40mg, 3 a 4 vezes por dia.
Feocromocitoma
60mg por dia, divididas, durante três dias antes da cirurgia.
Uso em crianças
Dose inicial de 0,5mg a 1mg/kg/dia, 3 ou 4 vezes ao dia. Manutenção: 2mg a 4mg por kg por dia, 2 vezes ao dia.
Siga sempre as orientações do seu médico sobre horários, doses e tempo de tratamento.
Não pare o tratamento sem autorização médica.
Quais cuidados devo ter ao usar o Antitensin?
Antitensin® deve ser usado apenas com receita médica. Use com cuidado se tiver problemas no fígado ou rins. O propranolol pode passar para o leite materno, portanto, só use com orientação médica durante a amamentação.
Gravidez e amamentação
Estudos em animais mostram que doses altas podem prejudicar o feto. Não há estudos adequados em grávidas. Só use na gravidez se os benefícios superarem os riscos. O propranolol passa para o leite materno, então use com cautela durante a amamentação.
Não use na gravidez e amamentação sem orientação médica.
Informe seu médico se engravidar ou começar a amamentar durante o tratamento.
Não há restrição por idade.
Informe ao médico se tiver reações indesejadas.
Quais os efeitos colaterais do Antitensin?
A maioria dos efeitos colaterais são leves e passageiros, e raramente é necessário parar o tratamento.
Procure seu médico se sentir: batimentos cardíacos muito lentos, formigamento nas mãos, insônia, fraqueza, cansaço, alucinações, náuseas, vômito, dores na barriga, dor de garganta, vermelhidão na pele, falta de ar ou olhos secos.
Apresentações do Antitensin
Comprimido 40mg
Embalagem com 40 comprimidos.
Para adultos e crianças.
Uso oral.
Qual a composição do Antitensin?
Cada comprimido contém:
Cloridrato de propranolol | 40mg |
Excipiente q.s.p. | 1 comprimido |
Outros componentes: amido, estearato de magnésio, povidona, manitol, celulose microcristalina, talco e álcool etílico.
O que fazer em caso de overdose de Antitensin?
Se tomar uma quantidade maior que a recomendada, procure um médico imediatamente.
Interações do Antitensin com outros remédios
Não use outros medicamentos durante o tratamento sem orientação médica. Converse com seu médico sobre qualquer outro remédio enquanto estiver tomando Antitensin®. Não consuma bebidas alcoólicas durante o tratamento.
Informe seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja usando.
Como o princípio ativo do Antitensin funciona?
Eficácia do medicamento
Pressão alta
Há amplas evidências que demonstram que os antagonistas do adrenoceptor beta diminuem a pressão arterial e são úteis no manejo da hipertensão. O grau de redução na pressão arterial depende dos níveis iniciais. Os pacientes com uma pressão arterial inicial de 180/100 mmHg apresentam uma queda de 12 a 20 mmHg na pressão sistólica e de 6- 12 mmHg na diastólica [propranolol (hydrochloride). In: Dollery C Therapeutic Drugs, 1991; 2: P272-8]. O propranolol é eficaz em 70 a 90 % dos pacientes com hipertensão arterial (Ahlquist RP. Am Heart J 1979; 97 (2): 137-40). Aumentando-se a dosagem, não há um aumento correspondente na redução de pressão arterial [Conway J & Amery A. Central Action of Drugs in Blood Pressure 1975; 277-89].
Arritmia cardíaca
O propranolol reduziu a incidência de batimentos ventriculares prematuros em 76% (Kubik MM & Dawes PM. Curr Med Res Op 1986;10(4): 215-20). Em outro estudo, o número médio de complexos ventriculares prematuros (VCP/h) foi reduzido em 70% de 71% dos pacientes que fizeram uso de propranolol [Aronow WS et al. Am J of Cardiol 1995; 75(7): 514-6].
Enxaqueca
O propranolol demonstrou ser uma medicação efetiva para a prevenção de enxaqueca: 72% dos pacientes responderam ao seu uso e, a longo prazo, 46% mantiveram a melhora apesar da descontinuação do tratamento (Diamond S et al. Headache 1982; 22(6): 268-71).
Angina (dor no peito)
Após o uso do propranolol, os pacientes apresentaram maior tolerância ao exercício, sendo que 50% destes apresentaram angina induzida por exercício físico [Santamaria F et al. Minerva Cardioangiol 1993; 41(4): 139-45].
Ansiedade
O propranolol demonstrou ser eficaz no manejo das síndromes de ansiedade, controlando tanto os sintomas somáticos (palpitações, temor e taquicardia) como os psíquicos [Suzman MM. Postgrad Med J 1976; 52(suppl.4): 168-74].
Tremores
Um estudo que avaliou a adição de propranolol à terapia do tremor essencial demonstrou redução desta desordem pela sua ação bloqueadora nos receptores periféricos (Murrray TJ. CMA J 1972; 18 (107): 984-6).
Tireotoxicose
O propranolol reduz a taquicardia e o aumento de débito cardíaco presentes na tireotoxicose [propranolol (hydrochloride). In: Dollery C Therapeutic Drugs 1991; 2: P272-8].
Feocromocitoma
O propranolol inibe a taquicardia e a taquiarritmia causada pelo excesso de catecolaminas circulantes, podendo ser usado no período pré-operatório diariamente por três dias e, diariamente, na dosagem de 30 mg nos tratamentos a longo prazo. O propranolol deve ser usado concomitantemente às drogas alfa-bloqueadoras uma vez que elas também inibem os efeitos beta-2 vasodilatadores [propranolol (hydrochloride). In: Dollery C Therapeutic Drugs 1991;2: P272-8].
Cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica
O propranolol inibe o efeito inotrópico da estimulação simpática e pode reduzir o gradiente de pressão intraventricular [propranolol (hydrochloride). In: Dollery C Therapeutic Drugs 1991; 2: P272-8].
Características do medicamento
Como age no corpo
O propranolol é um antagonista competitivo dos receptores adrenérgicos beta-1 e beta-2. Não possui atividade agonista no receptor beta-adrenérgico, mas possui atividade estabilizadora de membrana em concentrações que excedam 1-3 mg/L, embora tais concentrações são raramente alcançadas durante tratamento oral. O bloqueio competitivo do receptor beta-adrenérgico foi demonstrado no homem através de um deslocamento paralelo para a direita da curva de resposta da frequência cardíaca aos beta-agonistas versus dose, tal como a isoprenalina.
O propranolol, assim como outros betabloqueadores, possui efeitos inotrópicos negativos e, portanto, é contraindicado na insuficiência cardíaca descompensada.
Cloridrato de Propranolol é uma mistura racêmica cuja forma ativa é o isômero S(-)-propranolol. Com exceção da inibição da conversão da tiroxina à triiodotironina, é improvável que qualquer propriedade adicional inerente ao isômero R(+) do propranolol desencadeie efeitos terapêuticos diferentes, em comparação com a mistura racêmica.
Cloridrato de Propranolol é eficaz e bem tolerado na maioria das populações étnicas, apesar da resposta poder ser menor em pacientes negros.
Como o corpo processa o medicamento
O propranolol é completamente absorvido após administração oral, e as concentrações plasmáticas máximas ocorrem entre 1 e 2 horas após a administração em pacientes em jejum. O fígado remove até 90% de uma dose oral, com uma meia-vida de eliminação de 3 a 6 horas. O propranolol é ampla e rapidamente distribuído pelo corpo, sendo que concentrações mais altas ocorrem nos pulmões, fígado, rins, cérebro e coração. O propranolol apresenta um alto índice de ligação às proteínas plasmáticas (80-95%).
Como devo armazenar o Antitensin?
Guarde o medicamento na embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Aspecto físico
Comprimido redondo e branco.
Aparência e características
Os comprimidos de Antitensin® não têm cheiro ou sabor marcante que os diferencie de outros comprimidos.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Antitensin
M.S. nº 1.0370.0109
Farm. Resp.:
Andreia Cavalcante Silva
CRF-GO nº 2.659
Laboratório Teuto Brasileiro S/A.
VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA
CNPJ - 17.159.229/0001-76
CEP 75132-140 - Anápolis - GO
Indústria Brasileira
SAC:
0800621800
[email protected]
Venda sob prescrição médica.
Nº do lote e data de fabricação: vide cartucho.